Bem-Vindos ao Blog/Site do Tudo Pelo Meu Sporting Clube de Portugal

Qual o guarda-redes de ANDEBOL que mais se destaca?

Qual o lateral de ANDEBOL que mais se destaca?

Qual o central/pivot de ANDEBOL que mais se destaca?

Qual o ponta de ANDEBOL que mais se destaca?

Qual o guarda-redes de FUTEBOL que mais se destaca?

Qual o defesa de FUTEBOL que mais se destaca?

Qual o médio de FUTEBOL que mais se destaca?

Qual o avançado de FUTEBOL que mais se destaca?

Qual o guarda-redes de FUTSAL que mais se destaca?

Qual o ala de FUTSAL que mais se destaca?

Qual o pivot de FUTSAL que mais se destaca?

Qual o guarda-redes de HÓQUEI EM PATINS que mais se destaca?

Qual o defesa de HÓQUEI EM PATINS que mais se destaca?

Qual o universal de HÓQUEI EM PATINS que mais se destaca?

Qual o avançado de HÓQUEI EM PATINS que mais se destaca?

Um ano de Godinho Lopes: o que dizem as figuras do Sporting

José Eduardo, membro do Conselho Leonino:



"A gestão de Godinho Lopes tem tido pontos muito positivos. Pacificou a massa associativa e tem sido uma pessoa muito empenhada em tentar resolver os problemas. Não existe a menor dúvida acerca da sua dedicação. Registo, por outro lado, o grande esforço de comunicação que tem sido feito com os adeptos e com resultados positivos.
Estou, no entanto, muito apreensivo e preocupado com a projeção financeira do clube. Há anos bons e maus, que não acontecem por acaso. A contratação de 19 jogadores foi um erro crasso. Foi quase um cartão para o insucesso!
A principal preocupação do Sporting deve ser encontrar um equilíbrio entre o que pode ser gasto e os resultados desportivos. E tenho a certeza de que é possível obter melhores resultados positivos com bastante menos dinheiro. Basta olhar para o Marítimo e para o Sporting de Braga.
Estou em desacordo com esta política desportiva que tem sido seguida. O drama é que os adeptos vão esquecer tudo o resto se a equipa ganhar a Liga Europa e a Taça de Portugal.
Poderemos chegar a algo trágico. Há grandes entidades que vão à falência... Grandes bancos foram à falência! E qualquer dia será um clube grande português, se não houver uma mudança de mentalidade.
A auditoria foi uma promessa eleitoral que foi cumprida e ainda bem, pois assim as pessoas ficaram com uma noção da gravidade do problema. Haveria outra opção, que era a auditoria de gestão, mas isso seria muito grave e levaria ao lavar de muita roupa suja.
Esta política que tem sido seguida é uma loucura: este primeiro semestre de Godinho Lopes veio agravar o passivo.
Vamos pensar que é possível inverter esta tendência suicida. Temos um plantel com uma boa base. Na próxima época não será preciso contratar 19 jogadores, bastarão três ou quatro aquisições cirúrgicas.
Desportivamente, o quadro que se apresentava a Godinho Lopes era muito difícil. O Benfica e o FC Porto tinham grande vantagem. O Sporting aproximou-se, mas depois teve um decréscimo de rendimento muito grande.
Neste momento, analisando friamente, a prestação da equipa não tem sido nada boa, apesar da presença na final da Taça de Portugal e da boa campanha na Liga Europa. Acho que nenhum sportinguista consciente pode estar satisfeito".

 
Sousa Cintra, antigo presidente do Sporting:

"Faço um balanço positivo deste ano de Godinho Lopes como presidente. Tem tentado fazer o seu melhor, dentro das possibilidades. E as dificuldades têm sido muitas, pois não há verdade desportiva em Portugal. A equipa poderia estar numa situação bem melhor, se não fosse essa falta de verdade desportiva. Ainda no jogo com o Gil Vicente fomos prejudicados pela arbitragem de forma escandalosa.
Existe obviamente algo que me preocupa no Sporting: o estado das contas. Mas a verdade é que infelizmente todos os clubes portugueses têm grandes dívidas. Há é que encontrar novas soluções. Na sua história, o Sporting sempre enfrentou graves problemas e conseguiu-os ultrapassar. Agora, não será exceção.
Não fui a favor da divulgação pública dos resultados da auditoria. Mas enfim, até nisso ficou demonstrado a grandeza e a nobreza do clube.
São os bons resultados desportivos que trazem prestígio, receitas de televisão, mais pessoas no estádio… A boa campanha na Liga Europa tem sido decisiva para isso. Se eliminámos o Manchester City, o principal favorito, podemos ganhar a competição. Isso seria um feito enorme no primeiro ano de Godinho Lopes como presidente.
O ponto alto deste ano de Godinho Lopes foi, claro, a eliminação do Manchester City. O ponto mais baixo foi o início do campeonato, em que a equipa perdeu muitos pontos.
Tenho de reconhecer que não concordei com a saída de Domingos Paciência. Gostava dele, é um bom treinador e penso que era o homem certo no lugar certo. No entanto, também aprecio muito o Ricardo Sá Pinto, tenho grande carinho por ele. Aliás, fui eu que o levei para Alvalade, nos seus tempos de jogador… Penso que ele tem dado conta do recado.
Quero deixar um grande elogio ao Sá Pinto: ele sempre foi uma pessoa intempestiva, mas tem melhorado muito nos últimos tempos. É normal, à medida que ficamos mais velhos, vamos amadurecendo…
Considero que Godinho Lopes pode melhorar um aspeto: aumentar o número de sócios. E acho que ele está a tentá-lo. O Sporting será mais forte se tiver cada vez mais adeptos".

Dias Ferreira, antigo dirigente e candidato derrotado nas últimas eleições:
"Este ano de mandato do presidente Godinho Lopes tem tido aspetos positivos e negativos, mas o balanço que faço acaba por ser globalmente positivo. De uma coisa ninguém o pode acusar: de não se esforçar. Tem dado muito de si ao clube.
Como primeiro ponto positivo, quero realçar o regresso em força dos adeptos a Alvalade. Conseguiu criar uma nova ligação com os sócios, que tem sido bastante importante. Esse também era uma das prioridades no meu programa de candidatura e não tenho pejo em afirmar que possivelmente não conseguiria fazer tanto como ele. Penso que ele conseguiu mais do que era esperado nesta matéria.
Quer se queira quer não, o desempenho da equipa de futebol é sempre decisivo para avaliarmos a prestação do presidente de um clube. E nessa matéria, tem havido grande irregularidade. Mas só no final da época é que se vai perceber se foi ou não uma boa época.
A presença na final da Taça de Portugal não é nenhum feito e o campeonato é sempre a prioridade. Nesta prova, o grande objetivo era ser campeão e se tal não fosse possível, ao menos que se alcançasse um lugar na Liga dos Campeões. Nenhum adepto sportinguista pode estar satisfeito por estar a disputar o quarto lugar com o Marítimo…
Há no entanto o sucesso na Liga Europa, que tem animado os sportinguistas. Penso que ganhar essa competição não é um objetivo insuperável. E se a vencermos, tal constituirá mais do que a salvação da época!
De qualquer forma, é visível que existe uma boa base para a próxima época. O plantel tem futebolistas de valia e se esta equipa não for desfeita o futuro pode ser risonho.
A auditoria externa era igualmente um dos pontos que fazia parte do meu programa eleitoral. Aliás, eu reclamava-a desde 2007… Não se pode dizer que eu tenha ficado surpreendido com os resultados.
A situação é complicada, mas não lhe chamaria de dramática. Acho que se pode fazer uma comparação entre o Sporting e o país. No caso do Sporting, penso que a solução só pode ser uma: um investidor. No entanto, não pode ser um investidor qualquer, mas sim um que adquira a maioria do capital.
Houve uma falha de comunicação quando se anunciou a saída de Domingos Paciência do cargo de treinador.
Aparentemente, a sua saída foi uma incoerência, tendo em conta tudo o que se tinha defendido até então. Houve uma declaração de confiança por parte de Godinho Lopes e no dia seguinte Domingos já não era o treinador do Sporting...
No entanto, na minha opinião, o Domingos a certa altura perdeu o balneário. E essa terá sido a razão para a sua saída, para além dos resultados desportivos.
Entretanto, para o seu lugar entrou Sá Pinto, um treinador menos experiente, mas a verdade é que me parece que deu a volta e ganhou o balneário. No entanto, os resultados mostram que nem tudo está bem.
Por exemplo nos dois jogos fora para o campeonato [Vitória de Setúbal e Gil Vicente] a equipa não esteve nada bem. Enfim, há que dar tempo ao tempo...
Não posso no entanto deixar de referir que Godinho Lopes se tem debatido com o problema das arbitragens, que têm prejudicado o Sporting. Há dois tipos de atitude que se podem tomar nesta matéria: procurarmos ser simpáticos e calarmo-nos; ou então, protestar. Há quem defenda que seguindo esta última via, existe uma retaliação por parte dos árbitros.
Enfim, talvez seja preciso fazer um Congresso para decidir que atitude deve ser tomada! Uma coisa é certa: a reação dos árbitros em relação ao Sporting é muito diferente do que sucede em relação ao FC Porto e ao Benfica, por exemplo". 


Sem comentários:

Ser Sportinguista...

Ser Sportinguista é uma doença incurável.
É mais do que gostar de futebol ou de um clube,
é um sentimento irracional, misto de orgulho e de sensação de pertença, é em tudo semelhante a uma paixão que nos faz sofrer intensamente.
São memórias e heróis de infância tingidos de verde.
Sim, para ser Sportinguista é preciso saber sofrer,
mas ser Sportinguista é saber amar... amar de uma forma tão intensaque não da sequer para explicar...
É deixar tudo para trás, porque hoje joga o Sporting e "eu tenho que ir ver"...
Porque perder um minuto que seja de um jogo do Sporting dói mais que a dor mais profunda, porque ver o nosso Sporting sofrer um golo é desesperante, porque festejar um golo não tem explicação, porque a emoção de uma vitória não se explica em simples palavras...
Porque ser Sportinguista não é ser único…
Porque ser Sportinguista é ser eterno...
AMO-TE SPORTING!