Este foi um mês com altos e baixos para o futebol do nosso Sporting. Começámos o mês bem com uma goleada no Restelo e um póquer do nosso Levezinho! Parabéns para ele, que seja o 1ª de muitos póqueres ao serviço do nosso Sporting! Depois seguiu-se um jogo em Madrid, que demonstrou a união da equipa e a capacidade de reagir às adversidades, acabámos com 9 jogadores e com um empate que o Liédson podia ter desfeito se não tivesse o azar de acertar o seu remate com a trave.
Após a deslocação a terrenos madrilenos, o Sporting recebeu e venceu o Vitória de Guimarães por 3-1, com dois excelentes golos, um do incontestável Liedson e outro do Saleiro. Ao intervalo o Sporting já ganhava por 3-0! Foi um resultado muito importante, porque não só veio confirmar o bom momento leonino como veio consolidar o 4º lugar. Na semana seguinte o Sporting foi eliminado da Liga Europa ao empatar em Alvalade a dois golos com o Atlético de Madrid, mas com uma boa exibição e com casa quase cheia. Apesar da eliminação a equipa leonina foi aplaudida merecidamente no fim do jogo. Este jogo foi envolvido em alguma polémica, quer pelo cenário de arremesso de pedras às portas do estádio quer pelas declarações proferidas por Salema Garção antes do jogo. Então mas afinal quem trata da segurança fora do estádio não é a PSP? O que é que o Sporting tem a ver com isto? Não percebo, alguém me explica? Estarei enganado? E em relação às declarações de Salema Garção não vejo mal nenhum, ele apenas incitou a uma recepção difícil do Sporting ao Atlético, no sentido de os adeptos «empurrarem» a equipa para a frente, mas a imprensa como sempre tinha de ir arranjar confusão…mas para mim a solução para estes casos é o boicote à comunicação social, algo que já devíamos ter feito há muito.
No fim do mês o Sporting voltou às derrotas fora de portas diante do Marítimo, num jogo em que foi notório a ausência de soluções no banco leonino. Pongolle foi infeliz na Madeira ao marcar um auto golo.
Não queria despedir-me sem antes fazer referência ao lamentável caso em redor do Izmailov, sobre o qual não quero alargar-me nos comentários dado que ainda nem percebi bem o que aconteceu, aliás, será que alguém percebeu?
Por fim, quero dar os parabéns à grande Naide Gomes pela medalha de prata alcançada nos mundiais de atletismo em pista coberta, que decorreram em Doha.
Saudações Leoninas!
André Dias
NOTA: Esta crónica foi escrita pelo Colaborador André Dias, o novo membro da equipa.